Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Mural de Recados  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Ouça Mensagens  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Mural de Recados
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
  Ouça Mensagens
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Bete Moreira
Para: TODOS(recebi esta msg email)
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 05/09/17 20:21

continua...
ele juntava gente e contava contente o que fez de manhã.
E nos seus olhos havia tanto brilho que mais que seu filho eu fiquei seu fã.
E descrevendo a dor da ausência, continua nos versos seguintes:
Eu não sabia que doía tanto uma mesa num canto,uma casa e um jardim.
Sim, todo lugar que olhamos,grita a ausência daquela presença que conferia um toque especial a cada recanto.
A mesa, materialmente falando, é a mesma. No entanto, falta-lhe brilho, porque o amigo, o familiar, o amado não está ali.
A casa,o jardim tudo pode continuar a ser conservado, cuidado. Mas tiveram diminuídos seus

De: Bete Moreira
Para: TODOS(recebi esta msg email)
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 05/09/17 20:15

Continuaçao
alguém muito precioso.
Alguém que nem sabíamos que nos faria tanta falta.
Possivelmente, iremos recordando e repassando uma vez, e mais outra, os momentos vividos ao seu lado, os conselhos recebidos, as histórias ouvidas.
E, ao lado do arrependimento por ter deixado passar tantas oportunidades, uma leve tristeza nos toma a alma.
Uma saudade dolorida se instala.
Talvez sentindo exatamente isso, é que aquele compositor escreveu: Naquela mesa ele sentava sempre e me dizia o que é viver melhor.Naquela mesa ele contava histórias que hoje na memória eu guardo e sei de cor.Naquela mesa e

De: Bete Moreira
Para: TODOS(recebi esta msg email)
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 05/09/17 20:09

Cantando saudades...

É comum nos darmos conta do valor de quem conviveu próximo a nós, quando essa pessoa realiza a sua viagem para o Grande Além.

É como se de repente tudo o que ela representava nos assomasse à memória, numa sucessão de cenas.

É o momento em que temos, ao lado do sentimento de perda física, um misto de arrependimento por não termos usufruído um tanto mais daquela presença.

E, na medida que ouvimos comentários de outros a respeito dos benefícios realizados por aquele que se foi, da influência salutar de sua vida em outras vidas, mais aumenta esse sentimento de quem perdeu

De: Bete Moreira
Para: Lourdes S Moreira
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 05/09/17 16:48

Senhor Jesus, venho mais uma vez lhe agradecer por tudo que tens feito por mim e toda minha família e vos pedir em especial para minha mãe Lourdes S Moreira desencarnada em 05/09/2014.Que ela possa estar sendo amparada e protegida por amigos espirituais que estarão sempre iluminando seu caminho, a afastando de todo e qualquer espírito encarnado ou desencarnado que possam querer lhe prejudicar.Que espíritos de Luz estejam sempre ao seu lado.E quanto a nós suas filhas, que Deus na sua infinita misericórdia tenha piedade e console nossos corações que aqui ficaram. Muita Paz, Amor, Coragem e Fé.

De: wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 04/09/17 15:35

Mediunidade.
Vejamos o esquema que Kardec deixou para Identificar os espíritos desencarnados.
Revista Espírita ANO 1 - OUTUBRO 1858 - Nº. 10 de Kardec

Todo médium deve desconfiar da compulsão irresistível que o leva a escrever sem cessar e nos momentos mais inoportunos; DEVE SER SENHOR DE SI MESMO e escrever somente quando o desejar;

Não dominamos os Espíritos superiores, nem mesmo os que, sem ser superiores, são bons e benévolos, mas podemos dominar e domar os Espíritos inferiores. TODO AQUELE QUE NÃO É MESTRE DE SI NÃO O PODERÁ SER DOS ESPÍRITOS;
O único critério para discernirmos o valor dos Espíritos é o bom-senso. Qualquer fórmula, dada a esse fim pelos próprios Espíritos, é absurda e não pode emanar de Espíritos superiores;

Como os homens, os Espíritos são julgados pela sua linguagem. TODA EXPRESSÃO, TODO PENSAMENTO, TODA MÁXIMA, TODA TEORIA MORAL OU CIENTÍFICA QUE CHOQUE O BOM-SENSO ou não corresponda à idéia que fazemos de um Espírito puro e elevado, procede de um Espírito mais ou menos inferior;

Os Espíritos superiores são sempre bons e benevolentes; em seu palavreado jamais encontramos acrimônia, arrogância, aspereza, orgulho, fanfarronice ou alguma tola presunção. Falam com simplicidade, aconselham e se retiram quando não são ouvidos.

NÃO DEVEMOS JULGAR OS ESPÍRITOS PELA FORMA MATERIAL, NEM PELA CORREÇÃO DA LINGUAGEM, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, PERSCRUTAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. QUALQUER DISTANCIAMENTO DO BOM-SENSO, DA RAZÃO E DA SABEDORIA NÃO PODE DEIXAR DÚVIDAS SOBRE SUA ORIGEM, SEJA QUAL FOR O NOME SOB O QUAL SE DISFARCE O ESPÍRITO;

OS ESPÍRITOS INFERIORES TEMEM OS QUE LHES ANALISAM AS PALAVRAS, OS QUE LHES DESMASCARAM AS TORPEZAS e não se deixam envolver em seus sofismas; às vezes ensaiam levantar a cabeça, mas terminam sempre abandonando a presa quando se sentem mais fracos;

Todo aquele que em tudo age visando ao bem, eleva-se acima das vaidades humanas, expulsa do coração o egoísmo, o orgulho, a inveja, o ciúme e o ódio, perdoa os inimigos e põe em prática esta máxima do Cristo: “FAZEI AOS OUTROS O QUE GOSTARÍEIS QUE FIZESSEM A VÓS MESMOS”; SIMPATIZA COM OS ESPÍRITOS BONS, AO PASSO QUE OS MAUS O TEMEM E DELE SE AFASTAM.

Os Espíritos não são iguais nem em poder, nem em conhecimento, nem em sabedoria. Nada mais sendo que as almas dos homens, desembaraçadas de seu invólucro corporal, apresentam variedade ainda maior do que as encontradas entre os homens na Terra, visto procederem de todos os mundos e porque entre os mundos o nosso planeta não é o mais atrasado, nem o mais avançado. HÁ, POIS, ESPÍRITOS MUITO SUPERIORES, E OUTROS BASTANTE INFERIORES; MUITO BONS E MUITO MAUS, MUITO SÁBIOS E MUITO IGNORANTES; HÁ OS LEVIANOS, MALÉVOLOS, MENTIROSOS, ASTUCIOSOS, HIPÓCRITAS, ENGRAÇADOS, ESPIRITUOSOS, ZOMBETEIROS, ETC.

Os Espíritos inferiores não se ligam senão aos que os ouvem, junto aos quais têm acesso e aos quais se prendem. Caso consigam estabelecer domínio sobre alguém, identificam-se com o seu próprio Espírito, fascinam-no, obsidiam-no, subjugam-no e o conduzem como se fosse uma verdadeira criança.

A OBSESSÃO JAMAIS SE DÁ SENÃO PELOS ESPÍRITOS INFERIORES. OS ESPÍRITOS BONS NÃO CAUSAM NENHUM CONSTRANGIMENTO; ACONSELHAM, COMBATEM A INFLUÊNCIA DOS MAUS E, SE NÃO SÃO OUVIDOS, AFASTAM-SE.

POR SUA VONTADE, PODE O HOMEM LIVRAR-SE SEMPRE DO JUGO DOS ESPÍRITOS IMPERFEITOS, PORQUE, EM VIRTUDE DE SEU LIVRE ARBÍTRIO, TEM A ESCOLHA ENTRE O BEM E O MAL.

Allan Kardec

Revista Espírita ANO 1 - OUTUBRO 1858 - Nº. 10 de Kardec

Wilson Moreno

De: wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 02/09/17 10:14

Todos os espíritos foram criados e são criados iguais simples e ignorantes.

115. Uns Espíritos foram criados bons e outros maus?

— DEUS CRIOU TODOS OS ESPÍRITOS SIMPLES E IGNORANTES,OU SEJA, SEM CONHECIMENTO. Deu a cada um deles uma missão, com o fim de os esclarecer e progressivamente conduzir à perfeição, pelo conhecimento da verdade e para os aproximar dele. A felicidade eterna e sem perturbações, eles a encontrarão nessa perfeição. Os Espíritos adquirem o conhecimento passando pelas provas que Deus lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais prontamente ao seu destino; outros não conseguem sofrê-las sem lamentação, e assim permanecem, por sua culpa, distanciados da perfeição e da felicidade prometida.

119. Deus pode livrar os Espíritos das provas que devem sofrer para chegar à primeira ordem?
— SE ELES TIVESSEM SIDO CRIADOS PERFEITOS, NÃO TERIAM MERECIMENTO PARA GOZAR OS BENEFÍCIOS DESSA PERFEIÇÃO. ONDE ESTARIA O MÉRITO, SEM A LUTA? De outro lado, a desigualdade existente entre eles é necessária à sua personalidade, e a missão que lhes cabe nos diferentes graus está nos desígnios da Providência, com vistas à harmonia do Universo.

Vejamos nessas colocações da obra O Livro dos Espíritos de Kardec que todos os espíritos são criados simples e ignorantes e eles vão evoluindo através de varias reencarnações.
Os espíritos superiores e puros de hoje já foram espíritos inferiores e atrasados, portanto, Jesus, Buda, Sócrates já foram espíritos inferiores de baixa evolução moral e intelectual.
Jesus já foi um espírito simples e ignorante e ele foi evoluindo através de varias reencarnações.
Jesus, Buda já foram espíritos atrasados.
Deus não concede privilégios para nenhum espírito todos são criados iguais e estão submetidos às Leis naturais e imutáveis do Criador incriado.
Se os espíritos fossem criados perfeitos e puros eles não teriam mérito das suas obras e da evolução.
Como relata a questão 119 — SE ELES TIVESSEM SIDO CRIADOS PERFEITOS, NÃO TERIAM MERECIMENTO PARA GOZAR OS BENEFÍCIOS DESSA PERFEIÇÃO. ONDE ESTARIA O MÉRITO, SEM A LUTA?

Wilson Moreno


De: wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 01/09/17 00:14

J Herculano Pires
Obsessão o Passe – a Doutrinação

Compreenda que a obsessão é um ESTADO DE SINTONIA da sua mente com mentes desequilibradas. CORTE ESSA SINTONIA LIGANDO-SE A PENSAMENTOS BONS E ALEGRES. REPILA AS IDEIAS MÁS. COMPREENDA QUE VOCÊ NASCEU PARA SER BOM E NORMAL. AS MÁS IDEIAS E OS MAUS PENDORES EXISTEM PARA VOCÊ VENCÊ-LOS, NUNCA PARA SE ENTREGAR A ELES.

Mude sua maneira de encarar os semelhantes. Na essência, somos todos iguais. Se ele está irritado, não entre na sua irritação. Ajude-o a se reequilibrar, tratando-o com bondade. A IRRITAÇÃO É SINTONIA DE OBSESSÃO. Não se deixe envolver pela obsessão do outro. Não o considere agressivo. Certamente ele está sendo agredido e reage erradamente contra os outros. Ajude-o que será também ajudado.

VIGIE OS SEUS SENTIMENTOS, PENSAMENTOS E PALAVRAS NAS RELAÇÕES COM OS OUTROS. O QUE DAMOS, RECEBEMOS DE VOLTA.

VOCÊ É UM SER HUMANO ADULTO E CONSCIENTE, RESPONSÁVEL PELO SEU COMPORTAMENTO. CONTROLE AS SUAS IDEIAS, REJEITE OS PENSAMENTOS INFERIORES E PERTURBADORES, ESTIMULE AS SUAS TENDÊNCIAS BOAS E REPILA AS MÁS. TOME CONTA DE SI MESMO. Deus concedeu a jurisdição de si mesmo, é você quem manda em você nos caminhos da vida. Não se faça de criança mimada. Aprenda a se controlar em todos os instantes e em todas as circunstâncias. Experimente o seu poder e verá que ele é maior do que você pensa.

A CURA DA OBSESSÃO É UMA AUTOCURA. Ninguém pode livrar você da obsessão se você não quiser livrar-se dela. Comece a livrar-se agora, dizendo a você mesmo: sou uma criatura normal, dotada do poder e do dever de dirigir a mim mesmo. Conheço os meus deveres e posso cumpri-los. Deus me ampara.
Repita isso sempre que se sentir perturbado. Repita e faça o que disse. Tome a decisão de se portar como uma criatura normal que realmente é, confiante em Deus e no poder das forças naturais que estão no seu corpo e no seu espírito, à espera do seu comando. Dirija o seu barco.

REFORMULE O SEU CONCEITO DE SI MESMO. VOCÊ NÃO É UM POBREZINHO ABANDONADO NO MUNDO. Os próprios vermes são protegidos pelas leis naturais. Por que motivo só você não teria proteção? Tire da mente a ideia de pecado e castigo. O que chamam de pecado é o erro, e o erro pode e deve ser corrigido. Corrija-se. Estabeleça pouco a pouco o controle de si mesmo, com paciência e confiança em si mesmo.

Você não depende dos outros, depende da sua mente. Mantenha a mente arejada, abra suas janelas ao mundo, respire com segurança e ande com firmeza. Lembre-se dos cegos, dos mudos e dos surdos, dos aleijados e deficientes que se recuperam confiando em si mesmos. Desenvolva a sua fé. Fé é confiança. Existe a fé divina, que é a confiança em Deus e no Seu poder que controla o Universo. Você, racionalmente, pode duvidar disso? Existe a fé humana, que é a confiança da criatura em si mesma. Você não confia na sua inteligência, no seu bom senso, na sua capacidade de ação? VOCÊ SE JULGA UM INCAPAZ E SE ENTREGA ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, DEIXANDO-SE LEVAR POR IDEIAS DEGRADANTES A SEU RESPEITO? MUDE ESSE MODO DE PENSAR, QUE É FALSO.

Quando vier às reuniões de desobsessão, venha confiante. Os que o esperam estão dispostos a auxiliá-lo. Seja grato a essas criaturas que se interessam por você e ajude-as com sua boa vontade. Se você fizer isso, a sua obsessão já começou a ser vencida. Não se acovarde, seja corajoso.

J Herculano Pires
Obsessão o Passe – a Doutrinação

Wilson Moreno


De: Bete Moreira
Para: Lu
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 29/08/17 10:57

Sr. Jesus agradeço e peço que continue sempre a abençoar e proteger nosso Lu, que amigos espirituais possam estar ao seu lado lhe intuindo sempre a escolher o melhor caminho a seguir.
O afaste de todo e qualquer perigo ou maldades do mundo.Que seu caminhar seja sempre de muita Luz. Fé, Esperança, Confiança, Amor e Caridade.
Que a alegria, a felicidade façam parte do seu dia a dia e que ele jamais perca a Fé em ti.
Obrigada hoje e sempre por tudo que recebemos de ti. Hoje e sempre! Que assim seja!

De: Bete Moreira
Para: Todos
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 29/08/17 10:44

Senhor Jesus venho mais uma vez agradecer por tudo que tens feito por mim e toda minha família, e vos pedir que continue nos abençoando e protegendo com muita saúde, paz, amor, fé e coragem e nos afaste de dodo e qualquer espíritos encarnados ou desencarnados que queiram nos prejudicar.Ajuda-nos a acreditar que tudo ficará bem.
Que a Luz divina nos ampare e nos dê forças para continuarmos em nossa luta diária. Abençoe e proteja a todos os desencarnados, aos velhos e crianças perdidos e abandonados no mundo inteiro, principalmente aquelas que ainda não lhe conhecem. Muita Luz e Paz para todos!

De: wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 25/08/17 11:13

As Orientações de Kardec sobre como Identificar os espíritos desencarnados.

Os Espíritos bons só dão CONSELHOS PERFEITAMENTE RACIONAIS. Toda recomendação que se afaste da linha reta do bom senso ou das leis imutáveis da Natureza acusa a presença de um Espírito estreito e portanto pouco digno de confiança.

Não devemos julgar os Espíritos pelo aspecto formal e a correção do seu estilo, mas sondar-lhes o íntimo, ANALISAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. TODA FALTA DE LÓGICA, DE RAZÃO E DE PRUDÊNCIA não pode deixar dúvida quanto à sua origem, qualquer que seja o nome de que o Espírito se enfeite.
Os Espíritos bons só dizem o que sabem, calando-se ou confessando a sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importar com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOQUE O BOM SENSO REVELA A FRAUDE, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COMO ESCLARECIDO.

Devemos desconfiar dos nomes bizarros e ridículos usados por certos Espíritos que desejam impor-se à credulidade. Seria extremamente absurdo tomar esses nomes a sério.
DEVEMOS IGUALMENTE DESCONFIAR DOS ESPÍRITOS QUE SE APRESENTAM COM MUITA FACILIDADE USANDO NOMES BASTANTE VENERADOS, E SÓ COM MUITA RESERVA ACEITAR O QUE DIZEM. Nesses casos, sobretudo, é que um controle severo se torna indispensável. Porque é freqüentemente a máscara que usam para levar-nos a crer em pretensas relações íntimas com Espíritos excelsos. Dessa maneira eles lisonjeiam a vaidade do médium e se aproveitam dela para o induzirem a atos lamentáveis e ridículos.

Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. OS MAUS SÃO AUTORITÁRIOS, DÃO ORDENS, QUEREM SER OBEDECIDOS E NÃO SE AFASTAM FACILMENTE. TODO ESPÍRITO QUE SE IMPÕE TRAI A SUA CONDIÇÃO. São exclusivistas e absolutos nas suas opiniões e pretendem possuir o privilégio da verdade. Exigem a crença cega e nunca apelam para a razão, pois sabem que a razão lhes tiraria a máscara.

UM DOS CARACTERÍSTICOS DOS MAUS ESPÍRITOS É A IMPOSIÇÃO. DÃO ORDENS E DESEJAM SER OBEDECIDOS. Os bons nunca se impõem. Aconselham, e, quando não são ouvidos, retiram-se. Disto resulta que a sensação produzida pêlos maus Espíritos é sempre penosa e fatigante, originando uma espécie de mal-estar. Amiúde provocam uma agitação febril, movimentos bruscos e desenfreados. Ao influxo dos bons Espíritos, pelo contrário, as sensações são mansas e suaves e produzem um admirável bem-estar.

Submetendo-se todas as comunicações A RIGOROSO EXAME, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária e rejeitando sem hesitação tudo o QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar. REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.
Eis o conselho dado por São Luís a respeito:
\"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião.\"

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

Wilson Moreno


De: Bete Moreira
Para: Vera Lúcia Moreira de Melo
E-mail: luannina2012@hotmail.com
Data: 21/08/17 14:58

Senhor Jesus venho mais uma vez agradecer por tudo que tens feito por mim e toda e minha família e pedir que continue nos amparando e protegendo com muita saúde e paz!. Peço também que abençoe e proteja esta minha irmã que hoje está fazendo 3 meses que desencarnou. Que ela possa estar cercada e amparada pelos amigos espirituais que irão lhe conduzir e iluminar seu novo caminho, sua nova jornada com muita Luz e Paz em seu coração!Que o senhor na sua infinita misericórdia console nossos corações que aqui ficaram, permitindo que o amor, a esperança,a fé e a coragem estejam sempre ao nosso lado.

De: wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 20/08/17 18:00

Vejamos as Orientações de Kardec sobre as Obsessões e como se defender dos maus espíritos.

Os espíritos maus descobrem as chagas da alma, como as moscas descobrem as do corpo. ASSIM, POIS, COMO LIMPAIS O CORPO PARA EVITAR AS BICHEIRAS, LIMPAI TAMBÉM A ALMA DAS SUAS IMPUREZAS, PARA EVITAR AS OBSESSÕES.
Todo mau pensamento pode ter duas origens: a nossa própria imperfeição espiritual, ou uma funesta influência que age sobre ela. Neste último caso, temos a indicação de uma fraqueza que nos expõe a essas influências, e portanto de que a nossa alma é imperfeita. DESSA MANEIRA, AQUELE QUE FALIR NÃO PODERÁ DESCULPAR-SE COM A SIMPLES INFLUÊNCIA DE UM ESPÍRITO ESTRANHO, DESDE QUE ESSE ESPÍRITO NÃO PODERIA LEVÁ-LO AO MAL, SE O ENCONTRASSE INACESSÍVEL À SEDUÇÃO.

QUANDO TEMOS UM MAU PENSAMENTO, PODEMOS SUPOR QUE UM ESPÍRITO MALFAZEJO NOS SUGERE O MAL, CABENDO-NOS INTEIRA LIBERDADE DE CEDER OU RESISTIR, COMO SE ESTIVÉSSEMOS DIANTE DA SOLICITAÇÃO DE UMA PESSOA VIVA. Devemos ao mesmo tempo imaginar o nosso Anjo Guardião ou Espírito Protetor, que por sua vez combate em nós essa influência má, esperando com ansiedade a decisão que vamos tomar. Nossa hesitação em atender ao mal é devida à voz do Bom Espírito, que se faz ouvir pela nossa consciência.

Reconhece-se um mau pensamento quando ele se distancia da caridade, que é a base de toda moral verdadeira; quando vem carregado de orgulho, vaidade e egoísmo; quando a sua realização pode causar algum prejuízo a outra pessoa; quando, enfim, nos propõe fazer aos outros o que não quereríamos que os outros nos fizessem. (Caps. XXVIII, nº 15 e XV, nº 10).

Os maus Espíritos só estão onde podem satisfazer a sua perversidade. Para afastá-los, não basta pedir, nem mesmo ordenar que se retirem: é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai. OS ESPÍRITOS MAUS DESCOBREM AS CHAGAS DA ALMA, COMO AS MOSCAS DESCOBREM AS DO CORPO. ASSIM, POIS, COMO LIMPAIS O CORPO PARA EVITAR AS BICHEIRAS, LIMPAI TAMBÉM A ALMA DAS SUAS IMPUREZAS, PARA EVITAR AS OBSESSÕES. Como vivemos num mundo em que os maus Espíritos pululam, as boas qualidades do coração nem sempre nos livram das suas tentativas, mas nos dão a força necessária para resistir-lhes.

NENHUM OBJETO, MEDALHA OU TALISMÃ TEM A PROPRIEDADE DE ATRAIR OU DE REPELIR OS ESPÍRITOS. AS COISAS MATERIAIS NÃO TEM NENHUM PODER SOBRE ELES. JAMAIS UM ESPÍRITO ELEVADO ACONSELHA ESSAS PRÁTICAS ABSURDAS. A VIRTUDE DOS TALISMÃS NUNCA EXISTIU, A NÃO SER NA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS CRÉDULAS. (O Livro dos Médiuns, cap. XXV.)

A cura das obsessões graves requer muita paciência, perseverança e devotamento. Exige também tato e habilidade, para a condução ao bem de Espíritos quase sempre muito perversos, endurecidos e astuciosos, pois que os há rebeldes até o último grau. Na maioria dos casos, devemos guiar-nos pelas circunstâncias. Mas, seja qual for a natureza do Espírito, o certo é que nada se obtém pelo constrangimento ou pela ameaça, pois toda a influência depende do ascendente moral. OUTRA VERDADE, IGUALMENTE VERIFICADA PELA EXPERIÊNCIA, E QUE A LÓGICA COMPROVA, É A COMPLETA INEFICÁCIA DE EXORCISMOS, FÓRMULAS, PALAVRAS SACRAMENTAIS, AMULETOS, TALISMÃS, PRÁTICAS EXTERIORES OU QUAISQUER SÍMBOLOS MATERIAIS.

A obsessão demasiado prolongada pode ocasionar desordens patológicas, exigindo por vezes um tratamento simultâneo ou consecutivo, seja magnético ou médico, para o restabelecimento do organismo. A causa tendo sido afastada, ainda resta combater os efeitos. (Ver O Livro dos Médiuns, cap. XXIII, sobre a obsessão; e a Revista Espírita, número de fevereiro de 1864 e número abril de 1865: exemplos de curas de obsessão).

Allan Kardec
O Evangelho seg Espiritismo.

Wilson Moreno

 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“À semelhança de Jesus, utiliza a verdade, a severidade, a honradez docilmente, com amor, porquanto só o amor em qualquer circunstância consegue o milagre da renovação, da esperança e da legítima saúde espiritual”. Joanna de Ângelis
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2017 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster