Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Fale Conosco  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 16/09/23 11:58

Observações

“A ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS SE DÁ SEMPRE NA ESPÉCIE HUMANA; SERIA ERRO ACREDITAR-SE QUE A ALMA OU ESPÍRITO POSSA ENCARNAR NO CORPO DE UM ANIMAL.
As diferentes existências corpóreas do Espírito são sempre progressivas e nunca regressivas; mas a rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.

“As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; assim, o homem de bem é a encarnação de um Espírito bom, o homem perverso a de um Espírito impuro.

“A alma possuía sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo.

“Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas existências anteriores se lhe desenham na memória, com a lembrança de todo bem e de todo mal que fez.

“O Espírito encarnado se acha sob a influência da matéria; o homem que vence essa influência, pela elevação e depuração de sua alma, se aproxima dos Espíritos bons, com os quais um dia estará. AQUELE QUE SE DEIXA DOMINAR PELAS MÁS PAIXÕES, E PÕE TODAS AS SUAS ALEGRIAS NA SATISFAÇÃO DOS APETITES GROSSEIROS, SE APROXIMA DOS ESPÍRITOS IMPUROS, DANDO PREPONDERÂNCIA À NATUREZA ANIMAL.

“Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do universo.

“Os não encarnados, ou errantes, não ocupam uma região determinada e circunscrita; estão por toda parte no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos de contínuo. É toda uma população invisível, a mover-se em torno de nós.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da doutrina espírita

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 15/09/23 12:42

Sobre a Possessão

Antigamente dava-se o nome de possessão ao império exercido pelos maus Espíritos, quando sua influência ia até a aberração das faculdades. Mas a ignorância e os preconceitos muitas vezes tomaram como possessão aquilo que não passava de um estado patológico. Para nós, a possessão seria sinônimo de subjugação.

Não adotamos esse termo por dois motivos: PRIMEIRO PORQUE IMPLICA A CRENÇA EM SERES CRIADOS PARA O MAL E A ELE VOTADOS PERPETUAMENTE, QUANDO APENAS EXISTEM SERES MAIS OU MENOS IMPERFEITOS, E TODOS PODEM MELHORAR; SEGUNDO, PORQUE ELE IMPLICA IGUALMENTE A IDEIA DE TOMADA DE POSSE DO CORPO PELO ESPÍRITO ESTRANHO, UMA ESPÉCIE DE COABITAÇÃO, AO PASSO QUE EXISTE APENAS UMA LIGAÇÃO.
O vocábulo subjugação dá uma ideia perfeita. Assim, para nós, não há possessos, no sentido vulgar da palavra; há simplesmente obsedados, subjugados e fascinados.

Por idêntico motivo não usamos o vocábulo demônio para designar os Espíritos imperfeitos, de vez que frequentemente esses Espíritos não são melhores que os chamados demônios; é apenas por causa da especialidade e da perpetuidade que estão ligadas a esse vocábulo.
ASSIM, QUANDO DIZEMOS QUE NÃO HÁ DEMÔNIOS, NÃO QUEREMOS DIZER QUE APENAS EXISTAM BONS ESPÍRITOS. LONGE DISSO. SABEMOS MUITO BEM QUE OS HÁ MAUS E MUITO MAUS, QUE NOS SOLICITAM PARA O MAL, ARMAM-NOS CILADAS, E ISTO NADA TEM DE ADMIRÁVEL, PORQUE ELES FORAM HOMENS. QUEREMOS DIZER QUE NÃO FORMAM UMA CLASSE À PARTE NA ORDEM DA CRIAÇÃO, E QUE DEUS DEIXA A TODAS AS CRIATURAS A CAPACIDADE DE MELHORAR-SE

Allan Kardec
Revista Espírita - Jornal de estudos psicológicos - 1858 > Outubro > Obsedados e subjugados




De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 13/09/23 15:45

Comentários de Herculano Pires sobre a Obsessão.

Compreenda que a obsessão é um estado de sintonia da sua mente com mentes desequilibradas. Corte essa sintonia ligando-se a pensamentos bons e alegres. Repila as ideias más. Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más ideias e os maus pendores existem para você vencê-los, nunca para se entregar a eles.
VOCÊ É UM SER HUMANO ADULTO E CONSCIENTE, RESPONSÁVEL PELO SEU COMPORTAMENTO. CONTROLE AS SUAS IDÉIAS, REJEITE OS PENSAMENTOS INFERIORES E PERTURBADORES, ESTIMULE AS SUAS TENDÊNCIAS BOAS E REPILA AS MÁS.

A cura da obsessão é uma autocura. Ninguém pode livrar você da obsessão se você não quiser livrar-se dela. Comece a livrar-se agora, dizendo a você mesmo: sou uma criatura normal, dotada do poder e do dever de dirigir a mim mesmo. Conheço os meus deveres e posso cumpri-los. Deus me ampara.
Repita isso sempre que se sentir perturbado. Repita e faça o que disse. TOME A DECISÃO DE SE PORTAR COMO UMA CRIATURA NORMAL QUE REALMENTE É, CONFIANTE EM DEUS E NO PODER DAS FORÇAS NATURAIS QUE ESTÃO NO SEU CORPO E NO SEU ESPÍRITO, À ESPERA DO SEU COMANDO. DIRIJA O SEU BARCO.

Herculano Pires
Da obra Obsessão o Passe e a Doutrinação.

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 11/09/23 21:54

Observações

Os Espíritos revestidos de seus corpos materiais constituem a humanidade ou mundo corporal visível; DESPOJADOS DESSES CORPOS, FORMAM O MUNDO ESPIRITUAL OU INVISÍVEL QUE POVOA O ESPAÇO E NO MEIO DO QUAL VIVEMOS, SEM DISSO DESCONFIAR, como vivemos no meio do mundo dos infinitamente pequenos, de que não suspeitávamos, antes da invenção do microscópio.

Os Espíritos não são, portanto, entes abstratos, vagos e indefinidos, mas seres concretos e circunscritos, aos quais só falta serem visíveis para se assemelharem aos humanos; DONDE SE SEGUE QUE SE, EM DADO MOMENTO, PUDESSE SER LEVANTADO O VÉU QUE NO-LOS ESCONDE, ELES FORMARIAM UMA POPULAÇÃO, CERCANDO-NOS POR TODA PARTE.

Os Espíritos não são, como supõem muitas pessoas, uma classe à parte na criação, PORÉM AS ALMAS, DESPIDAS DO SEU INVÓLUCRO CORPORAL, DAQUELES QUE VIVERAM NA TERRA OU EM OUTROS MUNDOS.
AQUELE QUE ADMITE A SOBREVIVÊNCIA DA ALMA AO CORPO ADMITE, PELO MESMO MOTIVO, A EXISTÊNCIA DOS ESPÍRITOS; NEGAR OS ESPÍRITOS SERIA NEGAR A ALMA.

Faz-se geralmente uma ideia muito errônea do estado dos Espíritos; eles não são, como alguns acreditam, seres vagos e indefinidos, nem chamas semelhantes a fogo-fátuo, nem fantasmas como os pintam nos contos das almas do outro mundo. SÃO SERES NOSSOS SEMELHANTES, TENDO COMO NÓS UM CORPO, MAS FLUÍDICO E INVISÍVEL NO ESTADO NORMAL.

QUANDO A ALMA ESTÁ UNIDA AO CORPO, DURANTE A VIDA, ELA TEM DUPLO INVÓLUCRO: UM PESADO, GROSSEIRO E DESTRUTÍVEL — O CORPO; O OUTRO FLUÍDICO, LEVE E INDESTRUTÍVEL, CHAMADO PERISPÍRITO.

Há, pois, no homem três elementos essenciais:

1º A ALMA OU ESPÍRITO, PRINCÍPIO INTELIGENTE EM QUE RESIDEM O PENSAMENTO, A VONTADE E O SENSO MORAL;

2º O corpo, invólucro material que põe o Espírito em relação com o mundo exterior;

3º O PERISPÍRITO, INVÓLUCRO FLUÍDICO, LEVE, IMPONDERÁVEL, SERVINDO DE LAÇO E DE INTERMEDIÁRIO ENTRE O ESPÍRITO E O CORPO.

Quando o invólucro exterior está usado e não pode mais funcionar, tomba, e o Espírito o abandona, como o fruto se despoja da sua semente, a árvore da casca, a serpente da pele, em uma palavra, como se deixa um vestido velho que já não pode servir; é o que se designa pelo nome de morte.

A MORTE É APENAS A DESTRUIÇÃO DO ENVOLTÓRIO CORPORAL, QUE A ALMA ABANDONA, COMO O FAZ A BORBOLETA COM A CRISÁLIDA, CONSERVANDO, PORÉM, SEU CORPO FLUÍDICO OU PERISPÍRITO.

Allan Kardec
O que é o Espiritismo? > Capítulo II — Noções elementares de Espiritismo > Dos Espíritos



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 10/09/23 14:53

Observações

27. Reconhece-se a qualidade dos Espíritos POR SUA LINGUAGEM; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; anuncia a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; é concisa e sem palavras inúteis. Entre os Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vazio das idéias, quase sempre, é compensado pela abundância das palavras. TODO PENSAMENTO EVIDENTEMENTE FALSO, TODA A MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL, TODO CONSELHO RIDÍCULO, TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA, TRIVIAL OU SIMPLESMENTE FRÍVOLA, ENFIM, TODA MARCA DE MALEVOLÊNCIA, DE PRESUNÇÃO OU DE ARROGÂNCIA, SÃO SINAIS INCONTESTÁVEIS DE INFERIORIDADE EM UM ESPÍRITO.

30. As manifestações não estão, pois, destinadas a servirem aos interesses materiais, cujo cuidado está entregue à inteligência, ao discernimento e à atividade do homem. SERIA EM VÃO QUE TENTAR-SE-IA EMPREGÁ-LAS PARA CONHECER O FUTURO, DESCOBRIR TESOUROS OCULTOS, RECUPERAR HERANÇAS, OU ENCONTRAR MEIOS DE SE ENRIQUECER. SUA UTILIDADE ESTÁ NAS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DELA DECORREM; mas se não tivessem por resultado senão fazer conhecer uma nova lei da Natureza, de demonstrar, materialmente, a existência da alma e sua imortalidade, isso já seria muito, porque seria um novo e largo caminho aberto à filosofia.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 08/09/23 14:59

Como afastar os maus espíritos ???

Revista Espírita ANO 5 – DEZEMBRO 1862 – Nº. 12 de Kardec

Sem dúvida certas pessoas prefeririam outra receita mais fácil para expulsar os maus Espíritos: algumas palavras a pronunciar, ou sinais a fazer, por exemplo, o que seria mais cômodo do que corrigir os próprios defeitos. Lamentamos, mas não conhecemos processo mais eficaz para VENCER UM INIMIGO DO QUE SER MAIS FORTE QUE ELE. Quando estamos doentes, temos que nos resignar a tomar remédios, por mais amargos que sejam. Mas, também, quando se teve a coragem de os tomar, como a gente se sente bem e como se fica forte! TEMOS QUE NOS PERSUADIR DE QUE, PARA ALCANÇAR TAL OBJETIVO, NÃO HÁ PALAVRAS SACRAMENTAIS, NEM FORMULAS, NEM TALISMÃS, NEM SINAIS MATERIAIS QUAISQUER. OS MAUS ESPÍRITOS SE RIEM E, ÀS VEZES, GOSTAM DE INDICAR ALGUNS, QUE DIZEM INFALÍVEIS, PARA MELHOR CAPTAR A CONFIANÇA DAQUELES DE QUEM ABUSAM, PORQUE, ENTÃO, ESTES, CONFIANTES NA VIRTUDE DO PROCESSO, ENTREGAM-SE SEM MEDO.

ANTES DE ESPERAR DOMINAR O MAU ESPÍRITO, É PRECISO DOMINAR-SE A SI MESMO.

De todos os meios para adquirir a força de o conseguir, o mais eficaz é a vontade, secundada pela prece, entendida a prece de coração e não aquelas nas quais a boca participa mais que o pensamento.

É necessário pedir a seu anjo de guarda e aos bons Espíritos que nos assistam na luta. Mas não basta lhes pedir que expulsem o mau Espírito: é necessário lembrar-se da máxima: “Ajuda-te, e o céu te ajudará;” e lhes pedir, sobretudo, a força que nos falta para VENCER NOSSAS MÁS INCLINAÇÕES, QUE PARA NÓS SÃO PIORES QUE OS MAUS ESPÍRITOS, POIS SÃO ESSAS INCLINAÇÕES QUE OS ATRAEM, COMO A PODRIDÃO ATRAI AS AVES DE RAPINA. Orando também pelo Espírito obsessor, pagamos com o bem pelo mal, mostramo-nos melhor que ele, o que já é uma superioridade. Com a perseverança a gente acaba, na maioria dos casos, por conduzi-lo a melhores sentimentos, transformando o obsessor em reconhecido.

Em resumo, A PRECE FERVOROSA E OS ESFORÇOS SÉRIOS POR SE MELHORAR SÃO OS ÚNICOS MEIOS DE AFASTAR OS MAUS ESPÍRITOS, que reconhecem como senhores aqueles que praticam o bem, ao passo que as fórmulas lhes provocam o riso. A cólera e a impaciência os excitam. É preciso cansá-los, mostrando-se mais pacientes.

Allan Kardec.
Revista Espirita ANO 5 – DEZEMBRO 1862 – Nº. 12

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 06/09/23 11:32

Como evitar as Mistificações e Obsessões ???
Vejamos as explicações de Kardec

266. Submetendo-se todas as comunicações A RIGOROSO EXAME, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária e REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

OS ESPÍRITOS BONS JAMAIS SE OFENDEM, POIS ELES MESMOS NOS ACONSELHAM A PROCEDER ASSIM E NADA TÊM A TEMER DO EXAME. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

\"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião.\"

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 05/09/23 09:56

A Causa do Mal.

Vejamos as explicações de Kardec

Mas, somos Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e melhorar-nos. EM NÓS MESMOS ESTÁ A CAUSA PRIMÁRIA DO MAL E OS MAUS ESPÍRITOS MAIS NÃO FAZEM DO QUE APROVEITAR OS NOSSOS PENDORES VICIOSOS, EM QUE NOS ENTRETÊM PARA NOS TENTAREM.

Cada imperfeição é uma porta aberta à influência deles, ao passo que são impotentes e renunciam a toda tentativa contra os seres perfeitos.

É inútil tudo o que possamos fazer para afastá-los, se não lhes opusermos decidida e inabalável vontade de permanecer no bem e absoluta renunciação ao mal. CONTRA NÓS MESMOS, POIS, É QUE PRECISAMOS DIRIGIR OS NOSSOS ESFORÇOS E, SE O FIZERMOS, OS MAUS ESPÍRITOS NATURALMENTE SE AFASTARÃO, PORQUANTO O MAL É QUE OS ATRAI, AO PASSO QUE O BEM OS REPELE.

O mal não é obra tua, Senhor, porquanto o manancial de todo o bem nada de mau pode gerar. SOMOS NÓS MESMOS QUE CRIAMOS O MAL, INFRINGINDO AS TUAS LEIS E FAZENDO MAU USO DA LIBERDADE QUE NOS OUTORGASTE.

Quando os homens as cumprirmos, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu de mundos mais adiantados que o nosso.

O MAL NÃO CONSTITUI PARA NINGUÉM UMA NECESSIDADE FATAL E SÓ PARECE IRRESISTÍVEL AOS QUE NELE SE COMPRAZEM.

Allan Kardec

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXVIII - Coletânea de preces Espíritas

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 04/09/23 10:22

Energias positivas

Com pensamentos fortes e elevados, com determinação, com força de vontade e pela pratica do bem, da caridade e das Virtudes nós podemos Vencer e afastar os maus espíritos e os trabalhos de magia e bruxaria
Temos que ter muito cuidado com as irritações, as discussões e com os pensamentos de fraquezas e negativos
Vamos sempre lutar contra as fraquezas mentais e evitar sempre as discussões e irritações
A Luz sempre Vence
Vamos buscar a nossa elevação moral e espiritual isso vai nos proteger espiritualmente
Desenvolver a nossa força de vontade também é muito importante
Uma pessoa de Vontade firme ela sempre consegue se elevar
Não tenha medo de magia, macumbas, bruxarias com pensamentos nobres e fortes e pela nossa elevação espiritual e moral e pela pratica do bem e da caridade vamos afastar qualquer energia negativa

Wilson Moreno


De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 30/08/23 10:29

Nós podemos escolher

Nós temos Livre arbítrio para praticar o bem ou o mal
Nós podemos escolher o caminho do bem ou o caminho do mal
Nós podemos escolher a Luz ou as trevas
O livre arbítrio é um atributo do espirito que é o ser pensante
Pelo Livre arbítrio nós podemos construir o nosso destino
Só vira bandido quem quer ou seja quem usa seu livre arbítrio de forma errada
O espirito se reencarna no mundo terra é para Evoluir pela pratica de boas obras
Temos que combater as nossas fraquezas, medos, vícios, maus hábitos, maus pensamentos para podermos Evoluir para a Grande Luz
Temos que praticar as Virtudes
Quem usa seu Livre arbítrio de forma errada praticando o mal vai travar a sua Evolução e vai depois colher sofrimentos, problemas, aborrecimentos etc..
Deus não pune e nem perdoa
O espirito é punido pelas suas próprias imperfeições morais e fraquezas
E o espirito vai se auto recompensar ou se auto perdoar pela pratica do bem e das Virtudes

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 28/08/23 12:23

Cuidado com a Falsa Luz
Vejamos as orientações de Kardec

OS ESPÍRITOS LEVIANOS SÃO AINDA RECONHECIDOS PELA FACILIDADE COM QUE PREDIZEM O FUTURO e se referem com precisão a fatos materiais que não podemos conhecer. Os Espíritos bons podem fazer-nos pressentir as coisas futuras, quando esse conhecimento for útil, mas jamais precisam as datas. TODO ANÚNCIO DE ACONTECIMENTO PARA UMA ÉPOCA CERTA É INDÍCIO DE MISTIFICAÇÃO.

Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente. Todo Espírito que se impõe trai a sua condição. SÃO EXCLUSIVISTAS E ABSOLUTOS NAS SUAS OPINIÕES E PRETENDEM POSSUIR O PRIVILÉGIO DA VERDADE. EXIGEM A CRENÇA CEGA E NUNCA APELAM PARA A RAZÃO, POIS SABEM QUE A RAZÃO LHES TIRARIA A MÁSCARA.

Os Espíritos bons não fazem lisonjas. Aprovam o bem que se faz, mas sempre de maneira prudente. OS MAUS EXAGERAM NOS ELOGIOS, excitam o orgulho e a vaidade, embora pregando a humildade, e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que desejam conquistar.

OS ESPÍRITOS BONS SÓ DÃO CONSELHOS PERFEITAMENTE RACIONAIS. Toda recomendação que se afaste da linha reta do bom senso ou das leis imutáveis da Natureza acusa a presença de um Espírito estreito e portanto pouco digno de confiança.

A linguagem dos Espíritos superiores é sempre digna, elevada, nobre, sem qualquer mistura de trivialidade. Eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, nunca se vangloriam, não fazem jamais exibição do seu saber nem de sua posição entre os demais. A linguagem dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas. TODA EXPRESSÃO QUE REVELE BAIXEZA, AUTO-SUFICIÊNCIA, ARROGÂNCIA, FANFARRONICE, MORDACIDADE É SINAL CARACTERÍSTICO DE INFERIORIDADE. E DE MISTIFICAÇÃO, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COM UM NOME RESPEITÁVEL E VENERADO.

Não devemos julgar os Espíritos pelo aspecto formal e a correção do seu estilo, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, ANALISAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. TODA FALTA DE LÓGICA, DE RAZÃO E DE PRUDÊNCIA NÃO PODE DEIXAR DÚVIDA QUANTO À SUA ORIGEM, QUALQUER QUE SEJA O NOME DE QUE O ESPÍRITO SE ENFEITE.

Os Espíritos bons só dizem o que sabem, calando-se ou confessando a sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importar com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOQUE O BOM SENSO REVELA A FRAUDE, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COMO ESCLARECIDO.

Allan Kardec
\"O Livro dos Médiuns \"
Capítulo XXIV
Como Distinguir os Espíritos Bons e Maus

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 27/08/23 13:18

Observações

28. O objetivo providencial das manifestações é convencer os incrédulos de que tudo não termina, para o homem, com a vida terrestre e de dar aos crentes idéias mais justas sobre o futuro. Os bons Espíritos vêm nos instruir tendo em vista o nosso melhoramento e o nosso adiantamento e não para nos revelar o que não devemos ainda saber, ou o que não devemos aprender senão pelo nosso trabalho. SE BASTASSE INTERROGAR OS ESPÍRITOS, PARA SE OBTER A SOLUÇÃO DE TODAS AS DIFICULDADES CIENTÍFICAS, OU PARA FAZER DESCOBERTAS E INVENÇÕES LUCRATIVAS, TODO IGNORANTE PODERIA TORNAR-SE SÁBIO FACILMENTE E TODO PREGUIÇOSO PODERIA SE ENRIQUECER SEM ESFORÇO; é o que Deus não quer.

Os Espíritos ajudam o homem de gênio pela inspiração oculta, mas não o isentam nem do trabalho das pesquisas, a fim de deixar-lhe o mérito.

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos


 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“Se alguém te fere, desculpa e esquece. Nunca te vingues, porque ao ofensor basta viver para que se corrija e se reconheça”. Emmanuel
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2024 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster