Mensagens de Luz  
 
 
  Textos Espíritas  
 
 
  Guia de Centros Espíritas  
 
 
  Fale Conosco  
 
 
Página Inicial - O Espiritismo
 Home
 A Doutrina
  O que é?
  Conheça Allan Kardec
  Biografias
  Galeria de Imagens
  Fale Conosco
  Links Indicados
  Sugestão de Livros
  Obras Básicas
 O Espiritismo e Você
  Mensagens de Luz
  Textos Espíritas
  Guia de Endereços
  de Centros Espíritas
 
 
>> MURAL DE RECADOS
 
Mural
De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 12/12/23 10:20

Como evitar as Mistificações e Obsessões ???
Vejamos as explicações de Kardec

266. Submetendo-se todas as comunicações A RIGOROSO EXAME, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária e REJEITANDO SEM HESITAÇÃO TUDO O QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar.
REPETIMOS QUE ESTE É O ÚNICO MEIO, MAS É INFALÍVEL PORQUE NÃO EXISTE COMUNICAÇÃO MÁ QUE RESISTA A UMA CRÍTICA RIGOROSA.

OS ESPÍRITOS BONS JAMAIS SE OFENDEM, POIS ELES MESMOS NOS ACONSELHAM A PROCEDER ASSIM E NADA TÊM A TEMER DO EXAME. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:

\"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião.\"

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 28/11/23 12:32

Como evitar as Mistificações e Obsessões
Revista Espírita ANO 2 – SETEMBRO 1859 – Nº. 9

Os bons Espíritos não aconselham jamais senão coisas PERFEITAMENTE RACIONAIS; toda recomendação que se afastasse da direita linha do bom senso e das leis imutáveis da Natureza acusa um Espírito limitado e ainda sob a influência de preconceitos terrestres, e, por conseguinte, pouco digno de confiança.

Um outro sinal de sua presença é a obsessão. OS BONS ESPÍRITOS NÃO OBSIDIAM JAMAIS; OS MAUS SE IMPÕEM EM TODOS OS INSTANTES; É POR ISSO QUE TODO MÉDIUM DEVE DESCONFIAR DA NECESSIDADE IRRESISTÍVEL DE ESCREVER QUE SE APODERA DELE NOS MOMENTOS MAIS INOPORTUNOS. ESSE NÃO É NUNCA O FATO DE UM BOM ESPÍRITO, E NÃO DEVE A ISSO CEDER.

Os Espíritos superiores têm, como dissemos em muitas circunstâncias, uma linguagem SEMPRE DIGNA, NOBRE, ELEVADA, SEM MISTURA COM QUALQUER TRIVIALIDADE; eles dizem tudo com simplicidade e modéstia, não se vangloriam nunca, não exibem jamais seu saber nem sua posição entre os outros. A dos Espíritos inferiores ou vulgares tem sempre algum reflexo das paixões humanas; TODA A EXPRESSÃO QUE EXALA A BAIXEZA, A SUFICIÊNCIA, A ARROGÂNCIA, A FANFARRICE, A ACRIMÔNIA, É UM INDÍCIO CARACTERÍSTICO DE INFERIORIDADE, OU DE FRAUDE SE O ESPÍRITO SE APRESENTA SOB UM NOME RESPEITÁVEL E VENERADO.

Os bons Espíritos não dizem senão o que sabem; eles se calam ou confessam sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importarem com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOCA COM A RAZÃO E O BOM SENSO, MOSTRA A FRAUDE SE O ESPÍRITO SE DÁ POR UM ESPÍRITO ESCLARECIDO.

OS BONS ESPÍRITOS NUNCA MANDAM; NÃO SE IMPÕEM: ELES ACONSELHAM, E, SE NÃO SÃO ESCUTADOS, SE RETIRAM. OS MAUS SÃO IMPERIOSOS: DÃO ORDEM, E QUEREM SER OBEDECIDOS. TODO ESPÍRITO QUE SE IMPÕE TRAI SUA ORIGEM.

Os bons Espíritos não lisonjeiam; eles aprovam quando se faz bem, mas sempre com reserva; OS MAUS DÃO ELOGIOS EXAGERADOS, estimulam o orgulho e vaidade pregando a humildade, e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que querem captar.

Os Espíritos superiores estão acima das puerilidades das formas, em todas as coisas; para eles o pensamento é tudo, a forma nada é. Só os Espíritos vulgares podem ligar importância a certos detalhes incompatíveis com ideias verdadeiramente elevadas. Toda prescrição meticulosa é um sinal de inferioridade e fraude da parte de um Espírito que toma o nome imponente.

É NECESSÁRIO DESCONFIAR DE NOMES BIZARROS E RIDÍCULOS QUE TOMAM CERTOS ESPÍRITOS QUE QUEREM SE IMPOR À CREDULIDADE; SERIA SOBERANAMENTE ABSURDO TOMAR ESSES NOMES A SÉRIO.

É NECESSÁRIO IGUALMENTE DESCONFIAR DAQUELES QUE SE APRESENTAM, MUITO FACILMENTE, SOB NOMES EXTREMAMENTE VENERADOS, E NÃO ACEITAR SUAS PALAVRAS SENÃO COM A MAIOR RESERVA; É AÍ SOBRETUDO QUE UM CONTROLE SEVERO É INDISPENSÁVEL, porque, frequentemente, trata-se de uma máscara que tomam para fazer crer em pretensas relações íntimas com os Espíritos fora de linha. Por esse meio eles agradam a vaidade, e dele se aproveitam para induzir, frequentemente, a diligências lamentáveis ou ridículas.

Os Espíritos maus, ou simplesmente imperfeitos, se trairiam ainda por sinais materiais com os quais não poderia equivocar-se. SUA AÇÃO SOBRE O MÉDIUM, ALGUMAS VEZES, É VIOLENTA, E PROVOCA EM SUA ESCRITA MOVIMENTOS BRUSCOS E IRREGULARES, UMA AGITAÇÃO FEBRIL E CONVULSIVA, QUE CONTRASTA COM A CALMA E A DOÇURA DOS BONS ESPÍRITOS.

Allan Kardec
Revista Espírita ANO 2 – SETEMBRO 1859 – Nº. 9




De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 23/11/23 18:55

A sintonia mental com o mundo espiritual

Os espíritos superiores da Luz eles só pregam o bem as Virtudes e a elevação moral e a elevação espiritual e a elevação dos pensamentos
E seus ensinamentos são para melhorar moralmente e espiritualmente as pessoas
Os espíritos superiores não pedem nunca despachos, velas, comida, matança de animais, bebidas alcoólicas, charutos
Quem pede isso são espíritos sem luz ou seja espíritos inferiores e obsessores que ainda estão apegados a matéria
Nós temos que buscar contato com os espíritos superiores elevando os nossos pensamentos e sentimentos e praticando boas obras
Praticar o bem sem fazer ostentação e sem fazer alarde
E ser correto e honesto
Dessa forma vamos entrar em sintonia mental com os espíritos superiores
A falsidade, a desonestidade, os maus pensamentos, os maus desejos, os vícios, as maldades, as injustiças, o egoísmo vai afastar os espíritos elevados e superiores
E vai depois atrair espíritos inferiores e obsessores por que o mal vai entrar em sintonia com o mal
Os semelhantes se atraem

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 16/11/23 08:53

Temos que ser Fortes mentalmente

Os maus espiritos não conseguem se aproximar de uma pessoa calma com pensamentos elevados, fortes e positivos e que procura se melhorar moralmente.
Manter a calma e a concentração e manter os Pensamentos elevados e fortes no Bem e na Luz vai afastar as influencias espirituais negativas
Por que tudo no plano espiritual é sintonia mental ou sintonia vibratória dos pensamentos os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem
Estamos sempre atraindo espíritos elevados ou inferiores conforme nossos pensamentos e conduta moral.
Os maus espiritos gostam muito de pessoas de vontade fraca que se irritam com facilidade e tem sempre pensamentos impuros ou melancólicos
Essas pessoas possuem um campo vibracional mental muito baixo e dessa forma elas são um alvo fácil para trabalhos de magias, bruxarias e macumbas.
Agora o encarnado que procura se melhorar mentalmente e moralmente e tem pensamentos fortes, elevados e nobres e tem uma vontade disciplinada ele sempre consegue repelir as influencias negativas e perturbadoras.

Portanto temos que ser fortes nos pensamentos, na vontade e ter uma conduta moral reta no Bem e na Luz.
Por que nós somos o que pensamos e fazemos
Temos que ter controle sobre nós mesmos por que quem não se controla será controlado e usado ou explorado.

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 11/11/23 08:53

Observações Doutrinarias de Kardec sobre os Espíritos.
Revista Espírita ANO 1 - OUTUBRO 1858 - Nº. 10

Os Espíritos não são iguais nem em poder, nem em conhecimento, nem em sabedoria. Nada mais sendo que as almas dos homens, desembaraçadas de seu invólucro corporal, apresentam variedade ainda maior do que as encontradas entre os homens na Terra, visto procederem de todos os mundos e porque entre os mundos o nosso planeta não é o mais atrasado, nem o mais avançado. HÁ, POIS, ESPÍRITOS MUITO SUPERIORES, E OUTROS BASTANTE INFERIORES; MUITO BONS E MUITO MAUS, MUITO SÁBIOS E MUITO IGNORANTES; HÁ OS LEVIANOS, MALÉVOLOS, MENTIROSOS, ASTUCIOSOS, HIPÓCRITAS, ENGRAÇADOS, ESPIRITUOSOS, ZOMBETEIROS, ETC.

Estamos incessantemente cercados por uma multidão de Espíritos que, por serem invisíveis aos nossos olhos materiais, nem por isso deixam de estar no espaço, ao redor de nós, ao nosso lado, ESPIANDO NOSSAS AÇÕES, LENDO OS NOSSOS PENSAMENTOS, UNS PARA NOS FAZEREM O BEM, OUTROS PARA NOS INDUZIREM AO MAL, CONFORME SEJAM BONS OU MAUS.

Pela inferioridade física e moral de nosso globo na hierarquia dos mundos, os Espíritos inferiores são aqui mais numerosos que os superiores.

ENTRE OS ESPÍRITOS QUE NOS RODEIAM, HÁ OS QUE SE VINCULAM A NÓS, QUE AGEM MAIS PARTICULARMENTE SOBRE O NOSSO PENSAMENTO, ACONSELHAM-NOS, E CUJO IMPULSO SEGUIMOS SEM O SABER. FELIZES SE ESCUTARMOS SOMENTE A VOZ DOS BONS.

Os Espíritos inferiores não se ligam senão aos que os ouvem, junto aos quais têm acesso e aos quais se prendem. Caso consigam estabelecer domínio sobre alguém, identificam-se com o seu próprio Espírito, fascinam-no, obsidiam-no, subjugam-no e o conduzem como se fosse uma verdadeira criança.

A OBSESSÃO JAMAIS SE DÁ SENÃO PELOS ESPÍRITOS INFERIORES. OS ESPÍRITOS BONS NÃO CAUSAM NENHUM CONSTRANGIMENTO; ACONSELHAM, COMBATEM A INFLUÊNCIA DOS MAUS E, SE NÃO SÃO OUVIDOS, AFASTAM-SE.

POR SUA VONTADE, PODE O HOMEM LIVRAR-SE SEMPRE DO JUGO DOS ESPÍRITOS IMPERFEITOS, PORQUE, EM VIRTUDE DE SEU LIVRE ARBÍTRIO, TEM A ESCOLHA ENTRE O BEM E O MAL. Se o constrangimento chegou a ponto de paralisar a vontade, e se a fascinação é bastante grande para obliterar a razão, a vontade de uma outra pessoa pode substituí-la.

Allan Kardec
Revista Espírita ANO 1 - OUTUBRO 1858 - Nº. 10

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 09/11/23 07:02

Observações Doutrinárias

“Os Espíritos não ocupam perpetuamente a mesma ordem. Todos se melhoram passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita. Essa melhora se efetua por meio da encarnação, que é imposta a uns como expiação, a outros como missão.

A VIDA MATERIAL É UMA PROVA QUE LHES CUMPRE SOFRER REPETIDAMENTE, ATÉ QUE HAJAM ATINGIDO A ABSOLUTA PERFEIÇÃO; É UMA ESPÉCIE DE FILTRO OU DEPURADOR DE ONDE SAEM MAIS OU MENOS PURIFICADOS.

“Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos Espíritos, donde saíra, para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de Espírito errante.

“TENDO O ESPÍRITO QUE PASSAR POR MUITAS ENCARNAÇÕES, SEGUE-SE QUE TODOS NÓS TEMOS TIDO MUITAS EXISTÊNCIAS E QUE TEREMOS AINDA OUTRAS, MAIS OU MENOS APERFEIÇOADAS, QUER NA TERRA, QUER EM OUTROS MUNDOS.

A encarnação dos Espíritos se dá sempre na espécie humana; seria erro acreditar-se que a alma ou Espírito possa encarnar no corpo de um animal.
“AS DIFERENTES EXISTÊNCIAS CORPÓREAS DO ESPÍRITO SÃO SEMPRE PROGRESSIVAS E NUNCA REGRESSIVAS; MAS A RAPIDEZ DO SEU PROGRESSO DEPENDE DOS ESFORÇOS QUE FAÇA PARA CHEGAR À PERFEIÇÃO.

“As qualidades da alma são as do Espírito que está encarnado em nós; ASSIM, O HOMEM DE BEM É A ENCARNAÇÃO DE UM ESPÍRITO BOM, O HOMEM PERVERSO A DE UM ESPÍRITO IMPURO.

“A alma possuía sua individualidade antes de encarnar; conserva-a depois de se haver separado do corpo.

“Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela todos aqueles que conhecera na Terra, e todas as suas existências anteriores se lhe desenham na memória, com a lembrança de todo bem e de todo mal que fez.

Allan Kardec
O Livro dos Espíritos > Introdução ao estudo da Doutrina Espírita

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 06/11/23 08:33


Haveria, pois, imprudência e leviandade em aceitar, sem controle, tudo o que vem dos Espíritos.

25. As comunicações inteligentes, que se recebem dos Espíritos, podem ser boas ou más, justas ou falsas, profundas ou levianas, segundo a natureza dos Espíritos que se manifestam. Os que provam a sabedoria e o saber são Espíritos avançados que progrediram; os que provam a ignorância e as más qualidades são Espíritos ainda atrasados, mas que progredirão com o tempo. OS ESPÍRITOS NÃO PODEM RESPONDER SENÃO SOBRE O QUE SABEM, SEGUNDO SEU ADIANTAMENTO, E, ADEMAIS, SOBRE O QUE LHES É PERMITIDO DIZEREM, porque há coisas que não devem revelar, uma vez que ainda não é dado ao homem tudo conhecer.

26. Da diversidade nas qualidades e nas aptidões dos Espíritos, RESULTA QUE NÃO BASTA SE DIRIGIR A UM ESPÍRITO QUALQUER PARA OBTER UMA RESPOSTA JUSTA A TODA PERGUNTA, PORQUE, SOBRE MUITAS COISAS, NÃO PODEM DAR SENÃO A SUA OPINIÃO PESSOAL, QUE PODE SER JUSTA OU FALSA. Se ele for sábio, confessará a sua ignorância sobre o que não sabe; se for leviano ou mentiroso, responderá sobre tudo sem se importar com a verdade; se for orgulhoso, dará a sua idéia como verdade absoluta. HAVERIA, POIS, IMPRUDÊNCIA E LEVIANDADE EM ACEITAR, SEM CONTROLE, TUDO O QUE VEM DOS ESPÍRITOS. Por isso, é essencial estar esclarecido quanto à natureza daqueles com os quais se ocupe. (O Livro dos Médiuns, nº 257.)

Allan Kardec
Resumo da lei dos fenômenos espíritas > Manifestações dos Espíritos



De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 04/11/23 19:44

Comentários de Herculano Pires sobre a Obsessão.

Compreenda que a obsessão é um estado de sintonia da sua mente com mentes desequilibradas. Corte essa sintonia ligando-se a pensamentos bons e alegres. Repila as ideias más.

Compreenda que você nasceu para ser bom e normal. As más ideias e os maus pendores existem para você vencê-los, nunca para se entregar a eles.
VOCÊ É UM SER HUMANO ADULTO E CONSCIENTE, RESPONSÁVEL PELO SEU COMPORTAMENTO. CONTROLE AS SUAS IDÉIAS, REJEITE OS PENSAMENTOS INFERIORES E PERTURBADORES, ESTIMULE AS SUAS TENDÊNCIAS BOAS E REPILA AS MÁS.

A cura da obsessão é uma autocura. Ninguém pode livrar você da obsessão se você não quiser livrar-se dela. Comece a livrar-se agora, dizendo a você mesmo: sou uma criatura normal, dotada do poder e do dever de dirigir a mim mesmo. Conheço os meus deveres e posso cumpri-los. Deus me ampara.
Repita isso sempre que se sentir perturbado. Repita e faça o que disse. TOME A DECISÃO DE SE PORTAR COMO UMA CRIATURA NORMAL QUE REALMENTE É, CONFIANTE EM DEUS E NO PODER DAS FORÇAS NATURAIS QUE ESTÃO NO SEU CORPO E NO SEU ESPÍRITO, À ESPERA DO SEU COMANDO. DIRIJA O SEU BARCO.

Herculano Pires
Da obra Obsessão o Passe e a Doutrinação.

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 02/11/23 14:00

A matéria física do corpo carnal morre
O corpo morre
Mais o Espirito que é o ser pensante não morre
O Espirito ou alma que é a mesma coisa continua vivo no mundo espiritual
Não existe mortos no mundo espiritual ou plano astral
O ser humano é um espirito encarnado em processo de evolução aqui no mundo material
Temos que lutar contra as nossas imperfeições morais e fraquezas para podermos evoluir para os planos superiores
O que trava a nossa Evolução são as nossas imperfeições morais são os maus pensamentos, maus desejos, maus hábitos, fraquezas, medos, vícios, atitudes negativas, a desonestidade etc...
Temos que lutar contra esses defeitos morais para podermos nos depurar e evoluir
Nós somos espíritos encarnados
O corpo físico é matéria e a matéria não tem pensamento, nem sentimentos, nem raciocínio, nem inteligência e nem senso moral
Quem pensa, sente e raciocina é o Espirito ou alma que é o ser pensante
E a verdadeira vida se processa no mundo espiritual

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 31/10/23 16:24

Não existem Fatalidades ( A Responsabilidade da vida é nossa)

\"O Céu e o Inferno\" de Kardec Capítulo V Suicidas

O QUE DENOMINAIS FATALIDADE É APENAS A VOSSA FRAQUEZA, POIS SE A FATALIDADE EXISTISSE O HOMEM DEIXARIA DE SER RESPONSÁVEL PELOS SEUS ATOS. O HOMEM É SEMPRE LIVRE E NA LIBERDADE ESTÁ O SEU MAIOR E MAIS BELO PRIVILÉGIO.
Deus não quis fazer dele um autômato obediente e cego e, se essa liberdade o torna falível, também o torna perfectível, com o que somente pela perfeição poderá atingir a suprema felicidade.

O ORGULHO SOMENTE PODE LEVAR O HOMEM A ATRIBUIR AO DESTINO AS SUAS INFELICIDADES TERRENAS, QUANDO A VERDADE É QUE ESSAS INFELICIDADES PROMANAM DA SUA PRÓPRIA INCÚRIA. Tendes disso um exemplo bem patente na vossa última encarnação, pois tínheis tudo que se fazia necessário à felicidade humana na Terra: espírito, talento, fortuna, merecida consideração; nada de vícios ruinosos, mas, ao contrário, apreciáveis qualidades... Como pois ficou tão comprometida a vossa posição? Unicamente pela vossa imprevidência.

Haveis de convir que, agindo com mais prudência, contentando-vos com o muito que já vos coubera, antes que procurando aumentá-lo sem necessidade, a ruína não sobreviria. NÃO HAVIA NISSO NENHUMA FATALIDADE, UMA VEZ QUE PODÍEIS TER EVITADO O ACONTECIDO.
A vossa provação consistia num encadeamento de circunstâncias que vos deveriam dar não à necessidade mas à tentação do suicídio; desgraçadamente, apesar do vosso talento e instrução, NÃO SOUBESTES DOMINAR ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS E SOFREIS AGORA AS CONSEQÜÊNCIAS DA VOSSA FRAQUEZA.

ESSA PROVA, COMO O PRESSENTIS COM RAZÃO, DEVE RENOVAR-SE AINDA; NA VOSSA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO TEREIS DE ENFRENTAR ACONTECIMENTOS QUE VOS SUGERIRÃO AS IDÉIAS DE SUICÍDIO E SEMPRE ASSIM ACONTECERÁ ATÉ QUE DE TODO TENHAIS TRIUNFADO.
Longe de acusar o destino que é a vossa própria obra, admirai a bondade de Deus que, em vez de condenar irremissivelmente pela primeira falta, oferece sempre os meios de repará-la.

FELICIANO.

\"O Céu e o Inferno\" de Kardec
Capítulo V
Suicidas

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 30/10/23 14:00

Os espíritos inferiores e obsessores do mundo espiritual
Tem muitos espiritos inferiores no mundo espiritual ou plano astral eles estão ainda muito apegados a matéria
Como eles estão apegados a matéria eles vão sempre pedir coisas materiais como despachos, oferendas, matança de animais, velas, charutos, bebidas alcoólicas etc...
Eles possuem ainda um corpo fluídico muito denso eles estão ainda muito apegados a materialidade
Os espíritos elevados e superiores não possuem apegos a matéria eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados
Um espirito elevado da Luz não vai mandar ninguém beber, fumar e matar animais em rituais de magia quem pede isso são espíritos inferiores e obsessores
Os espíritos elevados e superiores eles pregam o amor e o respeito pelos animais
Os espíritos elevados e superiores eles só pregam o bem, as Virtudes, a elevação moral, a elevação espiritual e a elevação dos pensamentos
Os espíritos elevados eles procuram moralizar e instruir os encarnados eles procuram ajudar as pessoas a Evoluírem

Wilson Moreno

De: Wilson
Para: Os estudiosos
E-mail: wilsonmoreno67@gmail.com
Data: 29/10/23 11:08

Observações

Os Espíritos não são, como freqüentemente se imagina, seres à parte na criação; são as almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundos. AS ALMAS OU ESPÍRITOS SÃO, POIS, UMA ÚNICA E MESMA COISA; DE ONDE SE SEGUE QUE QUEM CRÊ NA EXISTÊNCIA DA ALMA CRÊ, POR ISSO MESMO, NA DOS ESPÍRITOS. NEGAR OS ESPÍRITOS SERIA NEGAR A ALMA.

Geralmente, se faz uma idéia muito falsa do estado dos Espíritos; eles não são, como alguns o crêem, seres vagos e indefinidos, nem chamas como os fogos fátuos, nem fantasmas como nos contos de assombração. São seres semelhantes a nós, tendo um corpo igual ao nosso, mas fluídico e invisível no estado normal.

Quando a alma está unida ao corpo, durante a vida, ela tem duplo envoltório: um pesado, grosseiro e destrutível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito.

O perispírito é o laço que une a alma e o corpo; é por seu intermédio que a alma faz o corpo agir, e percebe as sensações experimentadas pelo corpo.

A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito.

A MORTE É A DESTRUIÇÃO DO ENVOLTÓRIO CORPORAL; A ALMA ABANDONA ESSE ENVOLTÓRIO COMO TROCA A ROUPA USADA, OU COMO A BORBOLETA DEIXA SUA CRISÁLIDA; MAS CONSERVA SEU CORPO FLUÍDICO OU PERISPÍRITO.

A morte do corpo livra o Espírito do envoltório que o prendia à Terra e o fazia sofrer; uma vez livre desse fardo, não tem senão seu corpo etéreo que lhe permite percorrer o espaço e vencer as distâncias com a rapidez do pensamento.

Allan Kardec
Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas

 
 
Busca
  
  
  
 
Temas Importantes
- Reencarnação
- Obsessão
- Mediunidade
 
Divulgação
- Indique o Site
- Adicione aos Favoritos
 
Mensagem do dia
“Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o coração”. André Luiz
 
Boletim Eletrônico
Cadastre seu e-mail e receba mensagens de Luz, textos e outras informações.
E-mail

Assinar Remover
Copyright© 2004/2024 - O Espiritismo - Araraquara/SP - Todos os direitos reservados

Webmaster